quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Sobre a Sombra...


A sombra é aquela imagem que se forma quando a gente está no sol ou na luz. Sombra é o oposto de luz.

Segundo o site Wikipédia: “uma sombra é uma região escura formada pela ausência parcial da luz, proporcionada pela existência de um obstáculo”.

Será essa a única definição de sombra?

Na astrologia cada signo tem sua sombra, ou seu signo oposto: Áries–Libra;Touro-Escorpião;Gêmeos-Sagitário;Câncer-Capricórnio;Leão-Aquário; Virgem-Peixes.

Estes signos opostos representam, na astrologia, polaridades distintas de uma mesma energia e por isso são considerados complementares. Assim, as pessoas nascidas em signos opostos caracterizam pessoas de comportamentos diferentes, mas, ao mesmo tempo, bem semelhantes. O que pode fazer com que relação entre os signos opostos seja harmoniosa ou, às vezes, nem tanto.

Confuso? Bobagem? Ah, eu não acredito em astrologia! Não importa...

Será que qualquer ariano é sombra de qualquer libriano? Será que qualquer capricorniano é sombra de qualquer canceriano? Será?

Um dia, num desses cafés da hora do almoço, paramos para folhear um livro, desses de astrologia. Abrimos os nossos signos e nos deparamos com a sombra de cada um, ou o signo oposto. Qual não foi minha surpresa quando descobri que eu convivia diariamente com pessoas do meu signo oposto. Eu convivia com as minhas sombras? Mas quem seriam elas? Todas seriam minhas sombras?

Comecei a refletir, a pensar sobre cada pessoa que eu conheço do meu oposto. Concluí que, curiosamente, convivo muito com pessoas do meu signo oposto. E inclusive tenho dois irmãos deste signo. Honestamente não acho que eles sejam minhas sombras. Amamo-nos loucamente, mas não nos complementamos. Somos diferentes demais para sermos sombras uns dos outros.

Considerando que ‘os sombras’ são complementares. Semelhantes, mas diferentes.
Ouso afirmar que cada um tem sua Sombra.

E nessa brincadeira de folhear o livro de astrologia que eu e minha amiga Sombra descobrimos que temos muitas coisas em comum. E que as diferenças existem e de fato se complementam.

A relação de amizade entre as Sombras é muito interessante e se intensifica nos dias de sol. Mas a chuva traz a desculpa que a gente precisa para tomar mais um café.

As Sombras se ajudam, pois o lado frágil de uma é o lado forte da outra.

A minha Sombra tem uma autoestima elevadíssima e pode ser um pouco vingativa. Ela é uma mulher que sabe o que quer, mas que se fragiliza diante de demonstrações de afeto. Ela sempre tem uma palavra amiga e positiva e quando quer dar puxões de orelha, faz com muita classe. Ela está de olho em tudo o tempo todo.

Aprendo muito com ela. E acho que ela também aprende comigo.

Afinal,ela é a Sombra e eu sou a Sombrinha.

E sabe como é, né: as Sombrinhas podem ser levadas a qualquer lugar porque quase não ocupam espaço.
E você? Já encontrou a sua Sombra? Procure e divirta-se!!!
J.
São Paulo, 23.02.2012 (Chove em São Paulo. Hoje almocei com minha Sombra).
Imagem de: http://gatacanjica.blogspot.com/2010/06/ecobags-medias-3.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário