Por indicação de alguém? Conversa com as pessoas da livraria e escolhe? Por que é um best seller? Por autor? Por tema? Pela capa? Pra ficar antenada com seus amigos? Por que precisa ler aquele livro?
Creio que existam várias formas de se escolher um livro e não necessariamente escolhemos sempre do mesmo jeito.
Dentre as diversas formas de escolha eu particularmente gosto muito de quatro: a indicação da atendente da livraria, o autor, a capa ou ser escolhida pelo livro.
Quando um livro é indicado fica aquela expectativa de será que eu vou achar tão bom quanto a pessoa que indicou. Às vezes sim, mas confesso que para mim a chance é de 50% de eu não achar aquele livro tão bom.
Por autor. Ah, que beleza. A gente conhece o estilo e começa a leitura esperando a delícia do livro anterior... A grande aventura é que o autor pode mudar seu estilo e aí somos pegos de surpresa com alo novo!
Por capa. Lindas capas. Eu tenho um amigo que diz escolher o livro pela capa. Escolhe pela beleza da capa. Esse meu amigo é um moço que admira as coisas belas e nunca escondeu isso. Escolher pela capa? Mas vale dar aquela lidinha no verso ou na orelha do livro para saber do que se trata, né? Vai de sorte: beleza x conteúdo.
Mas a forma que mais gosto mesmo é quando sou escolhida pelo livro.
O que? Você nunca foi escolhida(o) por um livro?
A Nara, amiga da minha mãe, uma vez me contou que sempre que ela estava precisando de ajuda para ler ou escrever algo, ia até a biblioteca de seu trabalho e ficava olhando para as prateleiras. Passado um tempinho, um livro chamava sua atenção. Como se começasse a brilhar para ela. Pronto! Pegava o livro e tudo se resolvia.
Não sei se fiquei com isso na cabeça e fui induzida pela Nara, mas comigo (algumas vezes) acontece isso: sou escolhida pelo livro.
Há duas semanas fui com minha irmã conhecer uma livraria e aproveitei para procurar um livro novo. Queria um livro que fizesse a diferença, pois o último que li não foi lá grande coisa (indicado).
Andando pela livraria vi uma mesa cheia de caderninhos. Nossa! Caderninhos vou até lá.
No caminho, olho para o lado e vejo o livro “A arte de ser leve”, de Leila Ferreira.
Pensei, mais um livro que ensina a perder peso. Mas, pessoa curiosa não contenta com a capa. Abri o livro e comecei a folhear. Na capa de trás estava a opinião da atriz Denise Fraga sobre o livro (... lendo o livro ri, me emocionei e fiquei com a esperança danada de dias melhores). Comprei. Li. Adorei.
Fui escolhida pelo livro.
E você, como escolhe seus livros?
J.
Rio Claro, 12/07/2011 (dia de sol e produtividade)
J.
Rio Claro, 12/07/2011 (dia de sol e produtividade)
Adorei o topico e confesso nao ter um padrao de escolhas de livros mas adoro quando sou escolhida por eles...eu também acredito nisso!!
ResponderExcluirE em especial quando esse encontro é produzido em forma de presente...alguém olhou para aquele livro e lembrou de voce...voce o ganhou, voce o leu e gostou e pensou "ah, por isso se lembrou de mim!"...
Bons encontros que levam a bons momentos e a muito aprendizado!